segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Desenho de Leonardo Da Vinci


Dentre os inúmeros artistas aos quais eu dedico minha total admiração existe um espaço em meu coração para uns poucos que realmente norteiam minha vida de artista, mais especificamente no campo do desenho. Um deles, é de um homem florentino chamado Leonardo di Ser Piero da Vinci ou, Leonardo da Vinci como foi mais conhecido pelo seu trabalho. Sem dúvida era um gênio de sua época e um dos mais impressionantes artistas de todos os tempos, sem mencionar que o mesmo era um polímata, detentor de vários ofícios incluindo pintura, escultura, botânica, arquitetura, poesia, dentre outros. Entretanto o que mais me moveu para a figura de da Vinci foi a versatilidade e qualidade sem igual de sua trabalho gráfico personificado nas inúmeras facetas e técnicas de desenho.

A diversidade do seu trabalho era facilmente dividida entre os trabalhos que se agrupavam no campo do conteúdo e no campo técnico formal. Trabalhos intensos e em grandes quantidades marcaram a vida do artista podendo ser detalhados a partir dos trabalhos de sua juventude até os magníficos projetos para grandes obras e invenções fruto da sua maturidade como artista. Em sua totalidade podemos perceber a variação de técnicas como o giz de cor, a pena, o pincel, a ponta metálica e a sanguínea que marcou grande parte da obra do autor e, serve de marco para definirmos um determinado período que da Vinci abusou da técnica em dezenas de desenhos. Foi justamente com a sanguínea que da Vinci desenvolveu um estilo próprio de desenhar ao qual denominou “traços rápidos curvos” que dão delicadeza e elegância às suas peças diferente de qualquer outro artista de sua época.


Da Vinci acrescentou, também, o giz escuro em diversos trabalhos a fim de ressaltar traços mais específicos e detalhados criando uma atmosfera única em cada projeto trabalhando com maestria na luz e sombra, uma de suas técnicas favoritas.

É importante ressaltar, que a diversidade da obra de Leonardo está diretamente ligada ao seu estilo profissional plural. E era comum que ele trabalhasse em diversos projetos ao mesmo tempo de campos diferentes, portanto a diversidade atrelada à quantidade de desenhos do autor seja tão evidente.

Outro fator que chama atenção na obra de Da Vinci enquanto desenhista era a escrita invertida que gerou tantas interpretações polêmicas quanto equivocadas, passando de teorias completamente infundadas como rituais para afastar espíritos que queriam apossar-se de sua obra até a um uso consciente de um código secreto. Pura bobagem! Leonardo era canhoto e nunca negou isso. O uso da escrita invertida era, apenas, para não danificar o trabalho pois a tinta demora para secar e a escrita da esquerda para a direita poderia levar  a causar danos irreversíveis à peça. A obra era facilmente traduzida com a ajuda de um espelho.

Abaixo podemos ver inúmeros trabalhos do autor ao longo de sua vida variando desde os desenhos anatômicos até projetos tecnológicos avançadíssimos para sua época.



Referências

ZÖLLNER, Frank. Leonardo da Vinci, A Obra Gráfica. Taschen. 2011. Lisboa. Páginas (258-259).

http://www.drawingsofleonardo.org/
http://www.leonardoda-vinci.org/
http://www.universalleonardo.org/





Desenhos de Leonardo Da Vinci.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário