sexta-feira, 29 de junho de 2012

Caricatura: Raulzito


Não há a menor dúvida que Raul Seixas seja o maior roqueiro que o Brasil já conheceu, não somente pelas suas letras, pela sua trajetória de artista, por ser baiano, mas, acima de tudo, porque ele acreditava que um mundo melhor era possível. E isso é rock'n roll!

Ilumine nosso dias, Raulzito!


Ouro de Tolo
Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...

Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...

Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...

Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...

Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...

E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

Ah!
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Série Re-Meme: RAGE


Acho os memes fantásticos!
Quase um movimento artístico se não fosse pela total falta de autoria e despojo excessivo, eles são atores em um universo de bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo, exprimindo o conteúdo do dia-dia de forma lúdica embora não menos verdadeira.

Esse é o Rage ou FUUUUUU que muitos de nós conhecemos como o representante da fúria gerada por uma situação desagradável, ou desconforto. Resolvi dar um aspecto "realista" nele só para brincar com a possibilidade dada a precariedade do traço que é características dessas figuras.

Enfim, deu para passar o tempo! rsrsrsrs

domingo, 24 de junho de 2012

Humor: Diabo





(...)O Diabo na Antiguidade
Neste primeiro momento, a análise tem a intenção de mostrar que o Diabo aparece como adversário de Deus no âmbito do cristianismo. Esse conflito assumiu a forma de uma batalha cósmica entre o Bem (cristãos) e o Mal (judeus, romanos) sendo que tanto o conflito doutrinário como o bélico são utilizados para o combate desses últimos.
Ao contrário do Novo Testamento (NT), no Antigo Testamento (AT) o conceito do mal não existe de forma personificada e autônoma em relação a Deus. Na visão monista, característica do AT, a soberania absoluta de Deus não é ofuscada por nada. Deus é o autor de todas as coisas, sejam elas compreendidas como boas ou más pelo ser humano. No AT existem apenas quatro referências ao Diabo como sendo um ser sobrenatural devido ao fato de que a figura de Satã é desnecessária, afinal, Javé é responsável pelo mal. A falta de um dualismo radical entre o bem e o mal explica-se pela exclusividade de Javé. Nos três séculos anteriores à era cristã houve a predominância da tendência de considerar os demônios como seres predominantemente nocivos. O mal é conseqüência da desobediência do homem, logo, não há necessidade de Satã. o Antigo Testamento é permeado por uma visão monista, onde Deus é que garante a ordem cósmica e qualquer ser ou pessoa que pretenda atrapalhar esta ordem, recebe a devida retribuição por sua desobediência. Neste sentido, pode-se dizer que no Antigo Testamento o mal praticado pelo ser humano traz embutido em si o castigo. Assim sendo, seria correto afirmar que o Deus Javé é o originador de uma série de males em retribuição ao mal praticado pelo ser humano, todavia ele não é o causador do mal em um sentido moral. Apesar da grande produção literária (conhecida como textos apócrifos), ocorrida no período compreendido entre o fim do AT e o início do NT, esta não foi incorporada ao cânon cristão e, por isso, parece existir uma grande lacuna entre ambos os testamentos.(...)

Veja Mais


Continuando o assunto do post anterior, todas as vezes que eu decidi abordar figuras que pertençam a um universo dicotômico, sempre inseri num contexto humorístico dada a super valorização desses tais elementos, sejam anjos, demônios, santos etc...

Faço isso, por conta das inúmeras polêmicas geradas sobre qualquer figura de chifres que imediatamente é associada ao dito "mau supremo", ou a qualquer imagem de divindades da antiguidade, que o cristianismo imediatamente associa ao "inimigo" buscando somente privilegiar sus doutrina como possuidora da verdade.

Esse trabalho é um VEXEL mais arte final à mão.

Humor: Anjo


(...)Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.
Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.
Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.(...)


Nunca me dediquei a desenhar figuras sagradas, nem santos, nem anjos, nem imagens de Jesus, somente em caráter humorístico sejam em caricaturas ou charges, embora eu nunca tenha profanado a crença de ninguém com qualquer tipo de indelicadeza. Minha mãe, por exemplo, é devota de Santo Antônio, santo que eu tenho o maior apreço e fé, diga-se de passagem.

O anjo em questão remete a uma imagem que eu tenho de como o sagrado e o profano são super valorizados pela nossa sociedade moderna criando um universo maniqueísta desnecessário num mundo que busca o entendimento da natureza como forma de compartilhamento da vida entre os seres viventes do planeta. Não creio na visão de "bem" e "mal". Mas enfim... Quem sou eu para retrucar contra a fé do próximo se eu rogo pela privacidade da minha?

O desenho foi feito em grafite e colorido em photoshop.

sábado, 23 de junho de 2012

Humor: Criando personagens



São duas figuras que eu criei baseados em um filme que assisti muito tempo atrás com Ernest Borgnine e Lee Marvin chamado The Emperor of the North.
Os personagens não são relacionados ao filme mas ao universo, com características que remetem ao modo de vida sofrido das ferrovias do início do século nos Estados Unidos.
O trabalho foi feito à mão em grafite e colorido no photoshop (com mouse).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Humor: Alimentação


Trabalho que realizei depois de uma discussão sobre sustentabilidade e consumo consciente. Esferográfica, nanquim, grafite, lápis de cor e marcador sobre papel.

Animação: Estudo Caminhada 01



O bacana da animação quadro a quadro é que você pode (e deve) conhecer a fundo o seu personagem, entende-lo, saber os seus limites físicos e psicológicos. É claro que um modelo como esse não apresenta tal necessidade de preocupação, mas serve como um excelente objeto de estudos do movimento.

Richard Williams aconselha que devemos desenvolver nossos estudos estudando o que ele chama de parte mais importante na animação que é a caminhada, já que ela nos leva a trabalhar com todos os membros dos personagem e isso demanda atenção e repertório de anatomia, desenho clássico dentre outros conhecimentos intrínsecos como a física que aprendemos no 2ª Grau, por exemplo.

Bom, fiquem com mais um estudo meu.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Evento: Caricaturas Dia das Mães

Dias 11 e 12 de maio de 2012 fui convidado para fazer caricaturas para o Dia das Mães no Shopping Iguatemi. Foram dois dias bem corridos mas gratificantes!
Agradeço à Agência FROG e à INOUT por term desenvolvido esse projeto tão bacana.








Caricatura: Menino Dando Língua - Uma homenagem à Verger

Menino dando Leingua. Impressão em Papel Fotográfico. 30cm X 30cm.
Valor: R$ 350,00. Tiragem limitada com a assinatura do artista.
Clique em "mais informações" para conhecer nossos procedimentos de entrega.

Detalhe
Pierre Fatumbi Verger é um dos maiores fotógrafos da história do Brasil, com um trabalho primoroso que retrata o cotidiano do ser humano com um romantismo sem igual. Munido de uma rolleiflex (máquina que só os muito talentosos conseguem trabalhar), ele correu o mundo e retratou o homem e suas diversas faces, ignorando tabus, convenções e respeitando a cultura dos países que visitou. Para mim, Verger sempre será o maior fotógraf que a Bahia teve a honra de abrigar.
A peça acima é um estudo, pois não é minha intenção releiturar a leitura do mundo de Verger. Usei a fotografia dele como material para desenvolver e aperfeiçoar minhas caricaturas e devo admitir que estou muito satisfeito com o resultado.

domingo, 17 de junho de 2012

Caricatura: Arnaldo Antunes




(...)1960
Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho nasce no dia 2 de setembro, em São Paulo, SP, Brasil, filho de Arnaldo Augusto Nora Antunes e Dora Leme Ferreira Antunes. Arnaldo, o quarto do sete filhos do casal, tem como irmãos Álvaro, Maria Augusta (Uche), José Leopoldo (Léo), Cira, Sandra e Maria Renata.
1967
Entra no Colégio Luís de Camões e lá estuda até o segundo ano do ginásio.

Torce para o Santos Futebol Clube (até hoje).
1973
Muda para o colégio de aplicação da PUC SP, o São Domingos, no bairro de Perdizes.

Passa a gostar de ir a escola e a ter interesse pelas linguagens artísticas de forma geral.
Começa a desenhar e a fazer os primeiros poemas.(...)

Veja Mais

sábado, 16 de junho de 2012

Caricatura: Jimi Hendrix



Purple Haze
Purple haze are in my brain
Lately things don't seem the same
Acting funny but I don't know why
Excuse me while I kiss the sky
Purple haze all around
Don't know if I'm coming up or down
Am i happy or in misery?
What ever it is that girl putt a spell on me
Help me, help me
Oh, I don't know
Purple haze was all in my eyes
Don't know if it's day or night
You've got me blowing, blowing my mind
Is it tomorrow or just the end of time
Who knows?
Help me, yeah
Come on know
Tell me, tell me

Produção pessoal, feito em Photoshop, retrata, de forma bem humorada, um dos maiores guitarristas que a história já conheceu.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Zezito Bros



O nome desse personagem é Zezito e eu desenvolvi ele para um jogo educacional com a empresa EDUCANDUS em 2008. Foi uma experiência nova para mim pois não possuia conhecimento algum em animação e as demandas só colaboraram para meu aperfeiçoamento na plataforma Flash.

A proposta inicial do jogo era criar um personagem em uma engine de plataforma semelhante ao Mario Bros e que tivesse conexão antropológica com círculos étnicos da capital baiana, visto que somos uma cidade com mais de 80% da população afrodescendente. Infelizmente o jogo não pode ser desenvolvido por conta de não haver tempo e programadores com disponibilidade para desenvolver esta peça.

Abaixo podemos ver a arte conceitual feita por mim que gerou essa pequena animação acima.


Animação: Estudo Espanto



Animação não é o meu forte que isso fique bem claro!
Este é um estudo que eu fiz em flash para praticar animação. O título é "Estudo do Espanto" e eu desenvolvi a partir de exercícios pré-estabelecidos. É de suma importância que se aprenda a desenhar na mão para desenvolver boas animações ainda que os personagens sejam todos criados em ambiente virtual.
Eu colocarei mais estudos posteriormente.

Abraço!